A Startup Lisboa abriu recentemente as candidaturas para o Launch in Lisbon, o programa que ajuda empreendedores, freelancers e investidores estrangeiros a estabelecerem a sua actividade em Lisboa. Desde Junho de 2017 que mais de 30 negócios passaram por este programa, o qual é já uma bandeira importante desta incubadora lisboeta
POR STARTUP LISBOA

“Este programa tornou-se uma iniciativa de referência na actividade da Startup Lisboa. Com ela temos conseguido atrair talento e investimento e temos também criado projectos de alto valor acrescentado para a sociedade, contribuindo para uma Lisboa mais inovadora e criativa”, reforça Miguel Fontes, Director Executivo da Startup Lisboa.

Esta é já a quinta edição do programa e será também a mais extensa, com cinco dias em vez dos três dias que compunham as edições anteriores. Para além das office hours (tempo one-on-one entre os parceiros e cada um dos negócios participantes) se realizarem logo após os dias dos seus workshops, haverá mais tempo dedicado ao módulo de investimento. Este programa de cinco dias conta com dois ‘ecosystem tours’ – visitas guiadas a players relevantes do ecossistema empreendedor de Lisboa – um dedicado apenas a incubadoras e espaços de cowork e outro a startups.

O programa tem tido um papel determinante para o processo de incorporação das empresas dos participantes em Lisboa: num inquérito realizado aos alumni, 75% dizem que o programa mudou os passos a tomar para instalarem os seus negócios em Lisboa. Nas três primeiras edições passaram cerca de 30 empreendedores de 16 nacionalidades entre as quais se destacam os EUA, Brasil, França, Reino Unido, Rússia ou África do Sul.

Michael Fiorentino, dos EUA, e fundador da Vixtape, uma startup que se instalou recentemente em Portugal, reforça a importância do programa no processo de incorporação:

“Quando participei no programa o ano passado, sabia que queria mudar a minha empresa para a Europa, mas não sabia qual era a melhor cidade para mim. No final do programa de três dias, tomei a decisão de mudar para esta cidade maravilhosa, criativa e solidária. Foi muito útil pelo facto de ter sido pessoalmente apresentado ao ecossistema de startups, e aprendido sobre os incentivos de Portugal para empreendedores, permitindo-me também rapidamente fazer conexões com novos amigos e parceiros de negócios.”

© Startup Lisboa

“Este programa é perfeito para quem se quer mudar para Lisboa. É uma boa forma de aprender todos os básicos, de forma rápida e conveniente, sobre como gerir um negócio aqui. Também fiz bons contactos tanto a nível local como com outros empreendedores em situações semelhantes à minha”, garante Jeferson Valadares, que se mudou de São Francisco para Lisboa em 2018 e que participou no Launch in Lisbon no mesmo ano.

“O programa Launch In Lisbon ajudou-nos a aprender mais sobre o ecossistema na cidade. Também provou ser muito valioso para fazer networking. As pessoas que conhecemos durante o programa ainda fazem parte da nossa rede. Com algumas, vimos até oportunidades de negócio. O programa poupou-nos tempo na procura de informação, aprendemos tudo durante os dias do programa! Recomendo-o aos que pretendem estabelecer o seu negócio/vida em Lisboa”, afirma Wendy van Leeuwen, fundadora da Secret City Trails, que se mudou para Lisboa no início de 2018. 

Parceiros especializados para um processo de entrada em Portugal sem surpresas

Desde a primeira edição que o programa conta com parceiros com experiência e know-how necessários para ajudar os empreendedores no processo de entrada no mercado português. São organizações que acreditam que este pode ser um momento perfeito para muitas empresas se movimentarem para Portugal. Eis algumas das razões:

“As alocações de orçamento serão direccionadas principalmente para empresas, para o lançamento de novos negócios inovadores, com modelos de negócios escaláveis, e por isso é definitivamente um óptimo momento para incorporar negócios em Lisboa. Com a ajuda de fundos públicos, os empreendedores podem ajustar sua abordagem à captação de recursos de uma forma que lhes seja mais vantajosa, sem perder o seu património logo no início”, garante Filipa Carvalho, da Moss & Copper.

“Acreditamos verdadeiramente que Portugal tem o ecossistema perfeito para novos negócios. A rede de talento é muito qualificada e a maioria das pessoas fala inglês perfeito. Também vale a pena mencionar que Portugal tem uma óptima infra-estrutura e está bem posicionado para ligações com o resto da Europa, bem como com os EUA e a América Latina. Por último, mas igualmente importante, é o excelente clima e qualidade de vida!”, afirma Daniela Amaral da PLMJ. 

Para além de outras características relevantes, o sistema fiscal português tem vindo a ajustar-se a uma nova geração de empresas e empresários, por forma a posicionar Portugal como um centro para a configuração de projectos novos e disruptivos. Neste contexto, há vários benefícios fiscais (e outros a serem considerados) para atrair empreendedores para localizar seus projectos inovadores em Portugal”, revela Paulo Rodrigues, da Deloitte. 

A PLMJ, a Deloitte, a Moss&Cooper, a Hays e a JLL, foram os parceiros escolhidos para partilhar a sua experiência e know-how sobre as vantagens existentes para empreendedores estrangeiros que queiram instalar-se em Portugal.

O Launch In Lisbon tem vários módulos, entre eles, “Subsidies and Grants”, “Corporate Law”, “Corporate Tax” ou “Personal Tax”, mas conta também com outros momentos informais como Ecosystem Tours com visitas a startups portuguesas ou incubadoras e aceleradoras. Desde a última edição que o programa conta também com um workshop inteiramente dedicado ao investimento.

Todas as sessões são realizadas em inglês.

Como participar:
O próximo Launch in Lisbon realiza-se entre os dias 4 e 8 de Março de 2019. O prazo para inscrição é 17 de Fevereiro.

Todos os interessados em participar devem inscrever-se no site da Startup Lisboa: http://www.startuplisboa.com/launch-in-lisbon/

O custo do programa é de 725eur(+IVA)

Por favor, verifique o site para mais informações ou contacte: [email protected]

Startup Lisboa