A história da The Loop Co. começa ainda “nos tempos de escola”. Foi ao terminarem o Secundário que João Bernardo Parreira e Manuel Tovar decidiram criar a Book in Loop, uma plataforma de reutilização de manuais escolares que permite às famílias portuguesas pouparem 80% nos livros para a escola. O sucesso da Book in Loop levou ao lançamento, em 2019, da BabyLoop– uma plataforma de reutilização de produtos de puericultura. Com a chegada de Ricardo Morgado e João Rodrigues, a marca foi entretanto refundada como The Loop Co., assumindo-se agora como uma tecnológica portuguesa focada em modelos de negócio de Economia Circular
POR RICARDO MORGADO

A The Loop Co. é uma tecnológica portuguesa focada em modelos de negócio de Economia Circular. O seu foco é a criação de canais circulares através da sua solução LoopOS – Circular Economy Operating System. O LoopOS (loop-os.com) é uma solução de software ERP e de logística de recondicionamento que permite a qualquer marca ou retalhista criar um canal circular de reutilização dos seus produtos de forma rápida e simples. Com o LoopOS, qualquer marca de bens duradouros (ex: eletrónica, têxtil, puericultura) pode estabelecer fluxos de reutilização dos seus próprios produtos, reduzindo a pegada carbónica dos mesmos e criando novas revenue streams, vendendo o mesmo produto mais do que uma vez e permitindo aos clientes recuperarem parte do seu investimento.

A história da The Loop Co. começa ainda “nos tempos de escola”. Foi ao terminarem o Secundário que João Bernardo Parreira e Manuel Tovar decidiram criar a Book in Loop, uma plataforma de reutilização de manuais escolares que permite às famílias portuguesas pouparem 80% nos livros para a escola. O sucesso da Book in Loop despertou o interesse da SONAE MC que, em 2017, se tornou parceira do projeto, permitindo que os utilizadores entregassem os livros que já não precisavam numa qualquer loja Continente. A facilidade, abrangência e qualidade do serviço (todos os livros passam por um rigoroso controlo de qualidade) traduz-se hoje em cerca de 100 mil utilizadores e mais de 300 mil livros reutilizados, com um impacto ambiental direto e uma poupança para as famílias superior a 1,2 milhões de euros.

O sucesso da Book in Loop levou ao lançamento, em 2019, da BabyLoop – uma plataforma de reutilização de produtos de puericultura. Novamente com o Continente como parceiro, a BabyLoop deu uma nova vida a centenas de produtos de bebé, prolongando a sua vida e reduzindo assim a sua pegada ambiental.

Ao Manuel e ao João Bernardo juntaram-se o Ricardo Morgado e o João Rodrigues, refundando a marca como The Loop Co. e internalizando as competências técnicas e logísticas, fazendo com que hoje a empresa esteja também a posicionada no segmento B2B através do LoopOS.

É importante referir que desta história faz também parte o Fundo Bem Comum (FBC), que foi o primeiro (e único) investidor na Book in Loop, naquele que foi o primeiro investimento de capital de risco social em Portugal. Este investimento foi recomprado com sucesso pelos sócios.

Fruto do sucesso desta parceria e com o posicionamento da marca no canal B2B, o Fundo Bem Comum volta a investir em 2020 na “Loop Circular”, a spin-off criada pela The Loop Co. para concentrar as suas operações circulares.

A confiança, disponibilidade e aporte estratégico do Fundo Bem Comum têm sido absolutamente determinantes para aquele que é o nosso objetivo desde o início – tornar o mundo um lugar melhor através de modelos negócios circulares viáveis e sustentáveis.


Fundada em 2016, a empresa tecnológica ficou conhecida pela plataforma de reutilização de livros escolares – a Book in Loop – e, mais tarde, em 2019, com a BabyLoop, com a aposta na reutilização de produtos de puericultura. Atualmente, a The Loop Co está focada em modelos de negócio de Economia Circular.