A missão das finanças éticas e solidárias é colocar as poupanças ou os recursos financeiros ao serviço do bem comum. Nos próximos dias 24 a 26 de Novembro, decorre na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o FFES III, um espaço de encontro, apresentação de projectos nacionais e internacionais, discussão e muita reflexão em torno da história, momento actual e principais tendências das finanças éticas e solidárias na Europa e no mundo
POR JOÃO GIL PEDREIRA *

As finanças éticas e solidárias caracterizam-se por estar ao serviço das pessoas, do social, do ambiente, da cultura e da economia real. Têm por princípios constitutivos a transparência, a sustentabilidade, a participação democrática dos membros, a proximidade às comunidades e a criação e o desenvolvimento dos circuitos económicos curtos. Por outras palavras, a missão das finanças éticas e solidárias é colocar as poupanças ou os recursos financeiros ao serviço do bem comum.

Foi sobre este mote que um vasto conjunto de entidades lançou, em Janeiro de 2015, o Primeiro Fórum de Finanças Éticas e Solidárias (FFES) em Portugal. Realizado na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto, contou com mais de 380 presenças, tendo sido desenvolvido por 11 entidades coorganizadoras e com o suporte de 25 entidades parceiras.

A segunda edição do Fórum de Finanças Éticas e Solidárias (FFES II) deu-se em Fevereiro de 2016 na Universidade do Algarve. Com mais de 150 presenças, o evento caracterizou-se por uma crescente presença de oradores internacionais, nomeadamente representantes da Federação Europeia de Banca Ética e Alternativa (FEBEA).

Passado um ano e meio, é já nos próximos dias 24 a 26 de Novembro que decorre em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa, o Terceiro Fórum das Finanças Éticas e Solidárias (FFES III). Trata-se novamente de um espaço de encontro, apresentação de projectos nacionais e internacionais, discussão e muita reflexão em torno da história, momento actual e principais tendências das finanças éticas e solidárias na Europa e no mundo.

Este ano a organização do evento está a cargo da FESCOOP – Cooperativa para o desenvolvimento das finanças éticas e solidárias, que agrega mais de 100 cooperadores individuais e colectivos, onde se destacam algumas das habituais entidades dos anteriores FFES (CELTUS, APDES, Animar, etc.), do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (CEFi UCP), e do EaSI TA Fi Compass.

Este ano o tema central é Microfinanças

Este ano, o tema central é Microfinanças e contamos com a participação de oradores nacionais e internacionais ligados ao microcrédito e às microfinanças (Microfinance Ireland, Patria Credit, Adie, Qredits, CASES, Cresaçor, AKDN, FESCOOP), com a participação da DG Employment, Social Affair & Inclusion, do Banco Europeu de Investimento e do Fundo Europeu de Investimento, que têm vindo a dinamizar políticas de microfinança por todo o espaço da União Europeia, e com as habituais presenças de nomes nacionais e europeus ligados à Federação Europeia de Banca Ética e Alternativa – FEBEA (caso da Banca Popolare Etica, Fiare, TISE, Crédal e FESCOOP), entre muitos outros.

Será também um espaço de partilha, onde várias entidades terão a oportunidade de apresentar os seus projectos e as suas ideias no já habitual espaço de Open Calls, quer através de apresentações temáticas, quer através de bancas de divulgação, promovendo-se assim o contacto directo e próximo entre todos os principais actores das finanças éticas e solidárias em Portugal e todos os interessados por esta temática. A cultura não poderia deixar de estar presente, sendo que todo o fórum será acompanhado por momentos e surpresas culturais vindos de Portugal e de toda a lusofonia.

As duas edições anteriores, que decorreram no Porto (2015) e em Faro (2016), fizeram do FFES um evento de referência internacional a não perder. Contamos com a presença de todos para levar ainda mais longe esta missão de colocar as finanças e os recursos financeiros ao serviço do bem comum.

Mais informação:

Site FFES III: http://ffes3.financaseticas.pt/
Facebook FFES III: https://www.facebook.com/events/159999111252524/
Inscrições Ticketline:  https://ticketline.sapo.pt/evento/iii-forum-de-financas-eticas-e-solidarias-22601

* João Gil Pedreira é especialista em consultoria estratégica (banca, seguros e telecomunicações), fundador da Bridges Advisors e presidente da FESCOOP

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.