A tecnologia vai estar cada vez mais presente na realidade das empresas, e reconhecer o seu contributo positivo para a aproximação dos colaboradores à missão da empresa é um mindset que trará benefícios a longo prazo e que vão muito além do ambiente interno
POR LEONOR BARROS

A revolução digital é uma realidade e é uma condição crítica à sobrevivência de qualquer negócio.

Na UNICRE, temos vindo a apostar, cada vez mais, numa oferta digital aos nossos clientes. Numa altura em que o distanciamento social é uma exigência, explorar os caminhos da inovação através do digital torna-se, sem dúvida, uma imposição.

Mas já não basta pensar que o digital promove os modelos de negócio, ligando as empresas aos seus clientes. A situação de teletrabalho forçado veio provar isso mesmo, que o digital tem de estar dentro das organizações e ao seu serviço. É necessário adotarmos estratégias que respondam aos desafios diários de conseguirmos ligar internamente as nossas pessoas.

É neste contexto de pandemia e de isolamento que o tema da comunicação interna tomou uma relevância extrema, na medida em que ampliou algumas necessidades de gestão. Temos de conseguir manter as pessoas informadas sobre as decisões da empresa, temos de conseguir manter o espírito de equipa, e temos de assumir a capacidade para saber gerir e coordenar equipas à distância. É através de uma comunicação interna estruturada e planeada que é possível promover este sentimento de pertença tão importante à vida das organizações.

Para isso, é fundamental começar a trabalhar a comunicação interna em conjunto com a área de marketing. A adopção de abordagens de marketing permitirá à comunicação interna tornar-se mais eficaz e eficiente no seu papel de promover a transparência, a clareza e objetividade da informação, com o propósito no incremento dos níveis de satisfação e engagement dos colaboradores fundamentais ao alcance dos resultados organizacionais.

Na UNICRE, a comunicação interna tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, na medida em que estamos conscientes que é através de uma mensagem clara, transparente e simples que seremos desafiados a aumentar os níveis de satisfação da nossa employee experience. É fundamental termos iniciativas que recordem os nossos colaboradores que fazem parte da organização, criando momentos de ligação e partilha que promovam o espírito de equipa. Como ações internas, temos a destacar o dia de aniversário da UNICRE, em que todos os colaboradores foram surpreendidos, nas suas casas, com a oferta de um bolo para festejar com a família. De referir ainda as Utalks, um espaço dedicado à partilha de conhecimento com os nossos colaboradores, que adotou o novo formato 100% virtual e que permite, de uma forma descontraída, manter a equipa informada e unida.

A verdade é que a tecnologia vai estar cada vez mais presente na realidade das empresas, e reconhecer o seu contributo positivo para a aproximação dos colaboradores à missão da empresa é um mindset que trará benefícios a longo prazo e que vão muito além do ambiente interno. Já a velha máxima nos diz que equipas felizes garantem clientes felizes e negócios felizes!

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