Funcionando como um manual prático e aplicado, “The BCR – Business Case Roadmap – from the idea to the business case” é um livro que deixa claramente explícita a ideia de que o sucesso no desenvolvimento empresarial passa em primeiro lugar pelas pessoas, dando especial destaque à importância da equipa que promove e desenvolve o negócio, a qual deve estar alinhada com os clientes-alvo da empresa
POR VITOR VERDELHO E SUSANA COSTA E SILVA

The BCR – Business Case Roadmap – from the idea to the business case” é o primeiro volume de três livros que procuram responder a necessidades de empreendedores e que resultam de contactos com a realidade do empreendedorismo e das start-ups identificadas ao longo dos últimos vinte anos. A obra resulta da própria experiência empreendedora dos autores, para além de desafios e dificuldades colocados por alunos, empreendedores, gestores e investidores à equipa de autores, quer no âmbito da universidade ou outros contextos formativos, quer já após a passagem pela escola, em fases subsequentes dos percursos profissionais prosseguidos.

No livro, é patente a existência de um padrão lógico de perguntas e de potenciais respostas, descritas de forma algorítmica, de modo a facilitar o seu entendimento e aplicação prática. As respostas são apresentadas de forma sistemática e tendencialmente em um ou dois tweets, com quadros e imagens.

A escolha da língua inglesa facilita aos leitores portugueses a contextualização internacional, representando esta obra uma complementaridade da literatura sobre o tema e funcionando como um manual prático e aplicado, de grande utilidade directa para os empreendedores, por um lado, que encontram aqui um caminho inspirador, e para os formadores, por outro, que passam a poder dispor de um conjunto de ferramentas de referência.

“The BCR” é um livro que deixa claramente explícita a ideia de que o sucesso no desenvolvimento empresarial passa em primeiro lugar pelas pessoas, dando especial destaque à importância da equipa que promove e desenvolve o negócio. Assim, esta deve estar alinhada com os clientes-alvo da empresa, que funcionarão como a razão de ser do negócio.

Os empreendedores encontram no livro um caminho inspirador, e os formadores passam a dispor de um conjunto de ferramentas de referência

O desenvolvimento empresarial passa, por isso, pelo conhecimento e estudo de boas práticas que devem ser adaptadas e interpretadas a cada caso. Neste domínio incluem-se aspectos importantes como a clara definição do código genético da empresa, a sua missão, visão e valores; a introdução da inovação como processo de diferenciação; a gestão da equipa tendo por base o seu Ikigai (razão de viver); a análise do contexto utilizando metodologias como o PESTLE; e a implementação de uma boa monitorização e capacidade de comunicação, de modo a que seja possível aproveitar as oportunidades que o momentum proporciona.

Nota:

A apresentação do livro “The BCR – Business Case Roadmap – from the idea to the business case” realizou-se a 29 de Outubro, na Católica Porto Business School, da Universidade Católica. Este livro de bolso da colecção Actual, da Editora Almedina, está à venda na FNAC e Wook e em breve estará disponível na Amazon.

Vitor Verdelho é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo ao longo dos anos completado os seus conhecimentos em gestão através de mais de uma dezena de formações especializadas. É gestor de várias empresas tecnológicas que criou com outros parceiros, em vários domínios. A sua primeira empresa, na área da biotecnologia, teve início em março de 1989 com a criação da Necton, SA de que é Presidente (www.necton.pt). É fundador e administrador da A4F – Algae for Future, SA empresa de referência internacional nas tecnologias de microalgas (www.a4f.pt). É Presidente da EABA – European Algae Biomass Association com sede em Florença.

Mais informações

Susana Costa e Silva é doutorada em Marketing (University College de Dublin, Irlanda), mestre em Economia (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), e licenciada em Gestão de Empresas (Universidade Católica Portuguesa). É professora da Universidade Católica Portuguesa desde 1997 onde é ainda directora do Mestrado em Gestão, investigadora no CEGE e colaboradora do CEGEA. É professora visitante em várias universidades estrangeiras. É presentemente investigadora convidada na Wrocław University of Economics – University. É autora do livro Internacionalização e Redes de Empresas (2003) e co-autora dos livros O Marketing Internacional (1999), Multinational Workplaces: war of culturally seasoned minds (2015) e Marketing Internacional (Actual – Grupo Almedina). É filiada na European International Business Academy, onde é desde 2013 National Representative para Portugal.

Mais informações

1 COMENTÁRIO

  1. Sim, é com a capacidade das pessoas quando querem que temos os ingredientes para o sucesso

Comments are closed.