A implementação e a melhoria contínua de projectos que envolvam colaboradores e a sociedade são uma forma de beneficiar o meio envolvente e aumentar a competitividade da empresa. Bem como de dar aos colaboradores a oportunidade de reforçarem os seus princípios éticos
POR JOÃO CARDOSO

A RS e a integração das organizações na sociedade, em geral, e na comunidade local, em particular, deverão fazer parte da estratégia de qualquer empresa e sector de actividade, contribuindo de forma mais positiva para a sociedade e gerindo o impacto social e ambiental da sua actividade. O modelo de RSE representa o compromisso com o conceito de organização como conjunto de pessoas que interagem com a sociedade. As organizações têm origem nas pessoas, as quais se organizam em diversos grupos de interesse com vários tipos de relações.

A implementação e a melhoria contínua de projectos que envolvam colaboradores e a sociedade são uma forma de beneficiar o meio envolvente e assegurar e aumentar a competitividade da empresa, bem como de dar aos colaboradores a oportunidade de reforçarem os seus princípios éticos, de forma a poderem sentir-se parte de uma sociedade interligada e mais solidária.

Os esforços que temos desenvolvido no âmbito social baseiam-se na gestão do negócio de um modo social e eticamente responsável, beneficiando a comunidade com iniciativas contínuas e demonstrando respeito pelas culturas onde actuamos. O objectivo é desenvolver projectos que contribuam de forma positiva para os beneficiários e que, ao mesmo tempo, potenciem o sucesso da própria empresa.

O nosso projecto de RS assenta em três vertentes: solidariedade social (programa Citizen of the World – COTW); redução do impacto ambiental (Citizen of the Planet – COTP) e gestão dos Recursos Humanos, com a preocupação de desenvolver negócios de um modo responsavelmente ético.

No COTW, temos implementado e acompanhado diversas iniciativas e boas práticas de cariz social. Lançado a nível mundial e implementado em Portugal em Maio de 2008, permite dar assistência em situações de emergência e auxiliar a população mais carenciada nas suas necessidades básicas.

A iniciativa “Citizen of the World” inclui a criação de um fundo para instituições que abrigam crianças abandonadas nos países subdesenvolvidos, distribuição de alimentos e medicamentos, donativos de computadores e livros para escolas, roupa e brinquedos para as crianças mais vulneráveis e desprotegidas. O projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, nomeadamente em relação à forma como se envolve um maior número de colaboradores, bem como à criação de novas formas de beneficiar cada vez mais pessoas.

“Os recursos humanos são a nossa maior valia e que deles depende o sucesso dos desafios que a empresa enfrenta”

.
.

A acção “Reconstruir Sonhos” permite a recuperação de espaços, numa instituição ligada às crianças, com o envolvimento dos colaboradores, através da Instituição ENTRAJUDA. No projecto “IIF – Sem Abrigo”, o objectivo é a distribuição de refeições quentes, roupa e calçado pelos sem-abrigo das regiões de maior incidência. Está inserido na Associação Nova Dimensão, uma ONGD que promove a cooperação entre os povos e o combate à pobreza, e que actua em situações de emergência, dentro e fora das fronteiras portuguesas.

O COTP, criado em Janeiro de 2008, reflecte o compromisso e preocupação em minimizarmos o impacto da nossa actividade no meio ambiente, agindo de uma forma sustentável, através da criação de rotinas de reciclagem, gestão de resíduos, poupança de energia e água. Pretendemos marcar posição enquanto empresa responsável pela boa gestão dos recursos naturais, incentivando os colaboradores e envolvendo parceiros.

Uma outra vertente de RS está na Gestão de Recursos Humanos, com o compromisso social para com os colaboradores através de uma política de remuneração, condições contratuais, benefícios e carreira. O foco é a diversidade das equipas e a irrelevância que assumem a idade, a religião, o sexo, a origem étnica, a integridade física, as preferências sexuais ou outras características que não sejam o desempenho, o compromisso com a empresa e o espírito de entreajuda.

Conscientes de que os recursos humanos são a nossa maior valia e que deles depende o sucesso dos desafios que a empresa enfrenta, é nossa responsabilidade proporcionar aos colaboradores as condições de bem-estar ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.

https://ver.pt/Lists/docLibraryT/Attachments/1852/hp_20140410_ResponsabilidadeSocialUmCompromissoEtico.jpg

Administrador delegado da Teleperformance Portugal