O Fórum de Ética da Católica Porto Business School está a organizar um LIVRO COLETIVO, com narrativas pessoais, sobre o tema do presente e, indubitavelmente, do futuro, partindo do mote: “Os desafios éticos que vivi/vivo/ vamos viver com o trabalho híbrido…”. Este projeto será, com toda a certeza, um importante contributo para as organizações e para a sociedade em geral. E contamos com a sua participação…
POR HELENA GONÇALVES

Uma das atividades mais significativas do Fórum de Ética da Católica Porto Business School1 é  o estudo anual, a apresentar numa conferência pública em cada mês de novembro, sobre um  tema de especial relevância no contexto nacional.  

Em 2022, o tema escolhido foi “Ética e o Trabalho Híbrido” e dará origem a um livro coletivo (v.Caixa), documentário(s) e um relatório com resultados de um inquérito. 

É um estudo exploratório de um tema complexo e multidimensional, mas incontornável. Pensa se que, até 2030, metade das pessoas trabalharão a partir de casa e, por isso, as interações entre os membros da organização mudarão em frequência, tempo e método, o que terá implicações profundas na gestão da ética e da compliance

É um estudo exploratório, mas já há algumas certezas: 4 em cada 5 pessoas trabalharão a partir de casa numa parte de semana (Deloitte2); a autenticidade nas relações laborais estimulará a produtividade e o bem-estar, mas com impacto desigual na prosperidade ou sobrevivência das pessoas, dependendo do tipo de trabalho, idade ou situação familiar (Microsoft3); um dos mais fortes preditores comprovados da eficácia das equipas, a segurança psicológica, terá que ser repensado (HBR4). É por isso um tempo de oportunidades: para (re)imaginar o futuro da força  de trabalho e das organizações (McKinsey5); para conhecer (melhor) o que pensam os (nossos) trabalhadores 6 e as (nossas) lideranças7; para, explorando a criatividade e a sensibilidade ética de cada um, se redesenhar espaços de trabalho diversos, equitativos e inclusivos (McKinsey8); para fazer emergir espaços de trabalhos (mais) humanizados (Deloitte); 

A participação de cada um, pela partilha de narrativas, é uma janela para a vivência ética do trabalho híbrido e para a identificação de questões éticas. É, por isso, decisiva na co-construção  e desenho do estudo.  

Este projeto será, acreditamos, um importante contributo do Fórum de Ética para as organizações e para a sociedade em geral. 


E como participar? 

O LIVRO COLETIVO contará com narrativas pessoais, estando o Fórum de Ética a pedir contributos (identificados com nome/pseudónimo ou publicados anonimamente, conforme indicações do autor) para a sua realização. E como?

  1. Escrevendo um pequeno texto (que não demore mais de 5 minutos) a partir da seguinte frase: “Os desafios éticos que vivi/vivo/ vamos viver com o trabalho híbrido…”.
  2. Identificando uma “imagem” (palavra(s), foto, desenho, poema, canção, objeto, …) sobre trabalho híbrido.

Os contributos devem ser enviados até dia 04 de Outubro para [email protected]
#catolicaportobusinessschool #empoweryourfuture
https://lnkd.in/dHnMBD6P


1 Fórum de Ética – Ética e Sustentabilidade | Católica Porto Business School (ucp.pt)
2 Brochure_Hybrid_work_survey.pdf (deloitte.com)3 The Next Great Disruption Is Hybrid Work—Are We Ready? (microsoft.com)
4 What Psychological Safety Looks Like in a Hybrid Workplace (hbr.org)
5 Reimagining the postpandemic organization | McKinsey
6 What employees are saying about the future of remote work | McKinsey
7 What executives are saying about the future of hybrid work | McKinsey
8 Hybrid work: Making it fit with your diversity, equity, and inclusion strategy | McKinsey

i O Fórum de Ética foi criado em 2015, fruto da constatação da inexistência de um espaço de reflexão para  líderes empresariais, que, mais do que um espaço de transmissão de informação, fosse um momento de  descoberta individual e de promoção da descoberta nos outros, bem como um lugar onde pudessem ser discutidas temáticas  relevantes para cada líder e respetivas organizações no âmbito da ética. Assumiu-se então como espaço  de diálogo, reflexão e ação para pessoas com responsabilidade de gestão, com experiência e interesse  nos temas da ética ou compliance.
Em 2020, em contexto de balanço do 5º aniversário, foi desenhado um novo modelo de funcionamento  com a inclusão de patrocinadores que, para além dos momentos de encontro, permite reforçar  substancialmente a concretização do seu objetivo: promover a ética empresarial através da troca de  experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento.
Além dos três encontros regulares por ano (atualmente em formato online) e outras atividades pontuais,  o Fórum tem agora Estatutos de Membros, uma página dedicada no site da CPBS, e promove um estudo  por ano que dá mote ao tema da conferência (pública) e jantar (exclusivo de patrocinadores) anuais. Em 2021 coincidiu com o estudo trienal europeu, Ethics at Work, do IBE, de que somos National Partner desde
2018, Ethics at Work: 2021 International Survey of Employees | Institute of Business Ethics – IBE

Helena Gonçalves

Docente e coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here