Nos últimos tempos, fala-se de burnout como se se tivesse tornado trend ao invés de condição de (ausência) de Saúde Mental. Mas será que existem efetivamente mais casos de Síndrome de Burnout agora do que aqueles que existiam no passado, ou passámos apenas a dar-lhes mais atenção e estamos, por isso, mais capazes de identificá-la e aos fatores que podem desencadeá-la?
POR MELANIE CARREIRA

“A Liderança Positiva não é apenas sobre resultados e desempenho, mas também sobre cuidar da Saúde Mental e Bem-Estar dos Colaboradores. Um Líder Positivo cria um ambiente que nutre, fortalece e eleva a Saúde Mental da Equipa, proporcionando um alicerce sólido para o Sucesso e a Felicidade.” 

Autor desconhecido

É, de facto, difícil determinar com precisão se há um real aumento no número de casos de Síndrome de Burnout ou se estamos simplesmente mais capazes de identificá-la. Mas foquemo-nos nas razões pelas quais pode parecer-nos que o número de casos aumentou.

A maior conscientização e educação e o facto de termos mais recursos disponíveis para obter informação, permite-nos reconhecer sintomas com maior facilidade. Além disso, a consciência crescente da necessidade da manutenção da Saúde Mental, leva-nos – não só enquanto indivíduos, mas enquanto colaboradores de uma empresa – a estar mais atentos ao bem-estar no quotidiano, conduzindo-nos mais facilmente a procurar ajuda e aumentando, assim, o número de diagnósticos.

A indústria do trabalho passou, nas últimas décadas, por inúmeras mudanças, incluindo um aumento de pressão por produtividade, solicitações mais intensas e maior competitividade, aumentando os níveis de stress e, consequentemente, o número de casos de burnout. A insegurança económica e financeira e a insegurança no emprego – que resultam em sobrecarga de trabalho – têm também contribuído para o aumento dos níveis de stress e risco de burnout.

E se olharmos para tudo isto pela sua perspetiva inversa?

Com uma melhor compreensão dos sintomas, causas e impacto do burnout, estamos mais capacitados para identificá-lo e tratá-lo adequadamente, mas também para preveni-lo, nomeadamente em contexto laboral. 

A Liderança Positiva, tendo o propósito de criar ambientes de trabalho saudáveis, onde os colaboradores se sintam apoiados, pode ser determinante para a prevenção do burnout. 

Líderes positivos promovem a comunicação aberta e incentivam relacionamentos saudáveis entre os membros das suas equipas. A demonstração de empatia e a “oferta” de suporte emocional por parte dos líderes, reduzem os níveis de stress e a sensação de isolamento que possa ser experienciada pelos seus colaboradores. Além disso, estabelecer expectativas realistas, evitando sobrecarregar as equipas, contribui indiscutivelmente para evitar sintomas de burnout.

Outro aspeto importante é o encorajamento da autonomia e do empowerment dos colaboradores. Líderes Positivos mostram confiança nas suas equipas, permitindo-lhes tomar decisões e resolver problemas, criando assim um sentido de responsabilidade e controlo sobre o trabalho que reduz o stress e aumenta a cooperação.

Líderes Positivos valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, incentivando pausas regulares, férias e tempo de descanso adequado. 

A Liderança Positiva incentiva ainda o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores, facilitando oportunidades de aprendizagem (como formações), treino, team buildings e progressão na carreira, mantendo as equipas motivadas e interligadas, evitando possíveis sensações de estagnação e desgaste.

Beneficiando tanto o indivíduo quanto as organizações, a Liderança Positiva contribui para a satisfação, a produtividade e o bem-estar geral no local de trabalho. 

Talvez que se apostássemos mais em Liderança Positiva e menos em “como curar a Síndrome de burnout?” – que é como quem diz, se nos focássemos mais em prevenir do que em remediar – fizéssemos um melhor trabalho comunitário em prol da Saúde Mental e, consequentemente, da produtividade das nossas empresas.

“A Liderança Positiva não é apenas sobre resultados e desempenho, mas também sobre cuidar da Saúde Mental e Bem-Estar dos Colaboradores. Um Líder Positivo cria um ambiente que nutre, fortalece e eleva a Saúde Mental da Equipa, proporcionando um alicerce sólido para o Sucesso e a Felicidade.” Autor Desconhecido

Melanie Carreira

Melanie de Alcântara Carreira

É formada em psicologia clínica dinâmica, criadora de Conteúdos/Copywriter (sobretudo) nas áreas do Bem-Estar Emocional e da Programação Neurolinguística. Abraçou a formação na by THF, onde assume adicionalmente um papel essencial no estudo e co-criação da abordagem formativa e metodologia própria, focada na humanização da Pessoa, num modelo de valor partilhado para uma liderança transformadora