O Global Teacher Prize Portugal reconhece o papel transformador dos professores na educação, alimentando uma rede de partilha de conhecimento entre toda a comunidade educativa. Com a nova edição portuguesa, que constitui um investimento no futuro do ensino e na realização de cada aluno, esperamos inspirar inovações e contribuir para despertar vocações
POR AFONSO MENDONÇA REIS

Quando começámos a trabalhar nas escolas em 2010, nunca nos faltaram grupos de professores enérgicos e motivados; não eram todos, mas existia sempre um grupo de entusiastas. Em 2013, mesmo esses entusiastas que só viam possibilidades… começaram a não conseguir ser imunes aos problemas. Foi um murro no estomago! Se os professores, que são quem na escola têm mais impacto no desempenho escolar dos alunos, não estão tão motivados, então temos um problema.

A educação dos pais é o maior determinante do desempenho escolar dos alunos. Hoje, em Portugal, a taxa de conclusão de ensino secundário ronda os 35% na população adulta (25-64 anos). Perante este cenário, a equipa das Mentes Empreendedoras (em 2015, constituída por mim e pela Cristina Duarte, pela Joana Oliveira e pela Marta Correia) decidiu criar um movimento de valorização dos professores, o Inspira o teu Professor. Esta campanha assenta na comunicação positiva dos alunos para os professores, pela sua educação e pelo seu futuro.

[quote_center]Portugal tem uma grande necessidade de atrair talento e vocação para a docência[/quote_center]

Todo este percurso tem sido uma grande viagem e aprendemos que, como em todas as profissões, existem professores melhores e piores. Mas algo é claro: os professores podem ser referenciais inspiradores, que incutem valores e têm um impacto tremendo nos seus alunos.

Foi também pelo envolvimento com esta iniciativa que fui convidado a colaborar com a Fundação Varkey, integrando o júri do Global Teacher Prize. Este prémio no valor de um milhão de dólares foi criado com o objectivo de valorizar todos os professores. Considerado o Nobel da Educação, pretende elevar o seu estatuto.

Em 2017 as Mentes Empreendedoras foram desafiadas a lançar a edição portuguesa, e aqui chegámos. Unindo forças com a Rute Moreira, da Toca, e o Hugo Figueiredo, especialista em gestão e marketing, nasceu o Global Teacher Prize Portugal.

[quote_center]85% do Global Teacher Prize Portugal deve ser investido numa iniciativa de âmbito educativo[/quote_center]

O prémio atribuído anualmente a um professor pelo seu trabalho excepcional e contributo para a profissão, pretende aumentar o reconhecimento do papel dos professores na educação, alimentando uma partilha de conhecimento entre estes e os alunos, pais, comunidade educativa e sociedade. Esta rede divulga casos contados na primeira pessoa e que esperamos que possam inspirar inovações noutros contextos.

Por outro lado, como cerca de 50% dos professores têm mais de 50 anos, é de antecipar uma renovação muito significativa de docentes nos próximos sete anos. Isto significa que temos uma grande necessidade de atrair muito talento e vocação para a docência. Esperamos poder também contribuir para despertar vocações.

O prémio de 30 mil euros pretende ainda amplificar o impacto do trabalho do vencedor ou vencedora na comunidade, dado que 85% do prémio deve ser investido numa iniciativa de âmbito educativo. As candidaturas estão abertas até ao dia 18 de Março, portanto desafiem os professores da vossa vida a partilhar o seu impacto.