No âmbito do Microsoft Innovative Educator Expert, programa mundial que visa ampliar a capacidade dos professores que desenvolvem actividades inovadoras com os seus alunos e nas quais a tecnologia desempenha um papel essencial, foram seleccionados 57 docentes portugueses. Em paralelo e através do Programa Showcase School e Associate Schowcase School, nove escolas portuguesas foram igualmente reconhecidas como “inovadoras”, destacando-se pela integração de tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem
POR VÂNIA NETO

A Educação é uma das áreas de aposta estratégica da Microsoft a nível mundial e a principal ambição é capacitar cada estudante para alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Sabemos que os professores desempenham um papel essencial neste processo, e fomentamos a aplicação dos conhecimentos num ensino que vise a aprendizagem através da exploração, com uma abordagem às necessidades de desenvolvimento individual, mas com um foco prático na utilização da tecnologia para estimular a criação e a inovação. Sabemos também que as boas práticas devem ser incentivadas e reconhecidas para que possam inspirar outros a fazer mais e melhor.

Com este propósito, foi criado o Programa Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) que visa enaltecer e ampliar a capacidade dos professores que, no seu dia-a-dia, desenvolvem actividades inovadoras com os seus alunos, nas quais a tecnologia desempenha um papel essencial, especialmente pela forma inovadora como o fazem, promovendo nos alunos comportamentos orientados à colaboração, pensamento crítico, criatividade e, cada vez mais, à responsabilidade pelo desenho do seu futuro a nível profissional.

Em Portugal temos vindo a trabalhar activamente com a comunidade educativa e, todos os anos, temos professores a entrar para esta elite mundial. Este ano, os 57 professores seleccionados – alguns estão aqui pela primeira vez, outros já foram distinguidos nas edições anteriores – vão ter a oportunidade de integrar este programa mundial e poder partilhar o que de melhor se faz nas nossas escolas, com a possibilidade de representarem o país em eventos mundiais da Microsoft.

Este é um Programa com a duração de três anos, sendo que no final de cada ano é conferida ao professor a opção de escolha pela permanência ou não no programa, promovendo-se uma reflexão conjunta das práticas com maior impacto e, naturalmente, a sua capacidade para partilhar e contagiar positivamente a comunidade educativa onde se insere.

[pull_quote_left]Este é um Programa com a duração de três anos, sendo que no final de cada ano é conferida ao professor a opção de escolha pela permanência ou não no mesmo, promovendo-se uma reflexão conjunta das práticas com maior impacto e, naturalmente, a sua capacidade para partilhar e contagiar positivamente a comunidade educativa onde se insere[/pull_quote_left]

Pelo facto de integrar o Programa MIEE, cada professor beneficia de acesso directo à exploração da tecnologia Microsoft desenhada para o contexto de Educação, sendo igualmente desafiado a analisar o potencial de implementação em sala de aula. E os resultados que têm obtido nas suas escolas com os seus alunos, um pouco por todo o País, têm sido assombrosos.

A porta de entrada para o Programa MIEE é o Microsoft Educator Community, considerada a maior comunidade online de professores a nível mundial que, desde a sua génese, já contribuiu para aproximar milhares de professores, promover a partilha de experiências através da criação de um perfil individual, onde cada um expõe o seu portfolio de actividades de aprendizagem nas quais a tecnologia Microsoft desempenha um papel nuclear. Paralelamente, promove ainda espaços de discussão com foco na importância do recurso à inovação e criatividade na sala de aula. Esta comunidade é também o espaço privilegiado para explorar novas abordagens de integração da tecnologia na sala de aula, como é o caso do Skype in The Classroom, bem como para ter acesso a Formação e Desenvolvimento Profissional, através de um centro de recursos de formação gratuita em programas, produtos e soluções Microsoft para Educação, permitindo aos professores realizar cursos online e obter certificação.

Em paralelo, a Microsoft reconhece também as escolas mais inovadoras, através do Programa Showcase School e Associate Schowcase School, tendo este ano reconhecido nove escolas portuguesas que se destacam pela integração de tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

No conjunto de soluções, produtos e programas Microsoft que são mais utilizados por professores em todos o mundo, destaque para o Office 365 Educação, Windows 10, Surface, Office 2016, Office Mix, Sway, OneNote Class Notebook, Yammer, Minecraft EDU, Kodu, Imagine Academy – Microsoft Certified Educator, Programação de Jogos e Apps Microsoft, e Skype in the Classroom.

As próximas candidaturas ao Programa terão início no próximo mês de Abril de 2016, sendo que os professores e escolas interessados em participar devem, o quanto antes, integrar a plataforma online Educator Community, criando os seus perfis e partilhando as suas melhores práticas. Podem ainda começar já a explorar a formação Teaching with Technology e a saber mais sobre estes temas de introdução de tecnologia para o ensino.

Vamos continuar a trabalhar diariamente para ajudar escolas e professores a utilizar a tecnologia para transformar a Educação e capacitar cada vez mais os alunos para a vida e para o sucesso no mercado de trabalho.

Directora para a área da Educação, Cidadania e Responsabilidade Social Corporativa da Microsoft Portugal