Numa pequena economia aberta como Portugal, o impacto das alterações e desenvolvimentos internacionais ao nível fiscal (veja-se, BEPS, Convenção Multilateral para Prevenir a Erosão de Base Tributável e a Transferência de Lucros – MLI) irá inevitavelmente afectar as empresas, não só na sua actividade em Portugal, mas sobretudo na sua estratégia de internacionalização
POR
SÉRGIO SANTOS PEREIRA

Numa pequena economia aberta como Portugal, o impacto das alterações e desenvolvimentos internacionais ao nível fiscal (veja-se, BEPS, Convenção Multilateral para Prevenir a Erosão de Base Tributável e a Transferência de Lucros – MLI) irá inevitavelmente afectar as empresas, não só na sua actividade em Portugal, mas sobretudo na sua estratégia de internacionalização. De facto, sendo este último um factor decisivo para o desenvolvimento económico em Portugal, é essencial que as empresas portuguesas se preparem para os desafios que irão enfrentar no exterior.

É neste contexto que o programa de formação em Direito Fiscal Internacional disponibilizado pela Dickson Poon School of Law, um dos mais avançados do mundo no que se refere à fiscalidade internacional, permitirá actuar de forma ainda mais proactiva e criativa no aconselhamento fiscal às empresas. Este é o primeiro programa digital que a instituição de ensino lança e espera-se poder continuar a fornecer experiências semelhantes, com base em práticas avançadas e em modelos de ensino que combinem a vertente online com a vertente presencial.

Enquanto parte integrante do King’s College London, a Dickson Poon School of Law é uma das mais antigas instituições académicas na área do Direito, sendo, igualmente, reconhecida mundialmente como uma das melhores. Esta torna-se uma oportunidade única de associação a uma instituição legitimada pela sua globalidade, investigação, diversidade e distinção, tendo absoluta confiança de que será esta a melhor maneira de concretizar uma formação de excelência de colaboradores, retendo e potenciando o seu talento num mercado competitivo.

[quote_center]É essencial que as empresas portuguesas se preparem para os desafios que irão enfrentar no exterior[/quote_center]

As áreas do curso foram definidas em conjunto com a rede global Mazars e a Dickson Poon School of Law e permitem uma aprendizagem transversal e global dos temas de maior relevância no panorama internacional, com particular destaque na tributação ao nível da União Europeia. Neste contexto, com a sua metodologia única de ensino técnico de classe mundial e a capacidade para transpor os conteúdos teóricos para a realidade dos clientes, é nosso entendimento que este curso é uma das peças essenciais para complementar toda a gama de recursos exigidos aos profissionais fiscais de excelência. De facto, só desenvolvendo estas ferramentas será possível apresentar novas e criativas soluções.

Os oito módulos disponibilizados abordam os conceitos-chave de tributação internacional, preços de transferência e tributação europeia directa e indirecta, ocorrendo em regime presencial e em plataformas de aprendizagem digitais e mobile.

Como consultores fiscais é essencial garantirmos que continuamente reunimos todos os skills(técnicos, relacionais e comerciais) que nos permitam manter o nível de excelência a que habituamos os nossos clientes e que são a base para o sucesso de uma eficaz dinamização da nossa prática fiscal. Desta forma, o investimento nesta formação acontece com naturalidade, representando uma aposta no desenvolvimento dos nossos profissionais, e permitindo uma diferenciação face à concorrência e o estabelecimento de um forte elemento de retenção e de atracção de talento, o que se revela essencial numa estratégia de crescimento no mercado da consultoria fiscal.

A formação teve o seu início no passado mês de Setembro e terá a duração de dois anos. Estão inscritos na mesma, aproximadamente, vinte colaboradores da Mazars, sendo que anualmente a Mazars Portugal vai apostar em dar a oportunidade a todos os seus colaboradores de participarem na formação.

Sérgio Santos Pereira

Partner e Head of Tax Mazars Portugal