A GEOfundos, que apresenta diariamente mais de 100 oportunidades de financiamento em 26 áreas de actividade com origem em mais de 200 financiadores, já permitiu à economia social captar mais de 3,6 milhões de euros. Para além de iniciativas recentes para a divulgação dos seus serviços costumizados e capacitação das organizações sociais para as candidaturas aos fundos disponíveis, a plataforma lançou há dias a sua presença em Itália. Através de franchising social, o objectivo é alargar o número de utilizadores a outros países, existindo também uma manifestação de interesse vinda de Espanha
POR EQUIPA GEOfundos

Lançada em Maio de 2016, a GEOfundos é uma plataforma online que apresenta todas as oportunidades de financiamento, nacionais e internacionais, que estão actualmente disponíveis para os actores da economia social. Diariamente, apresenta mais de 100 oportunidades, distribuídas em 26 diferentes áreas de actividade e com origem em mais de 200 financiadores.

Na GEOfundos, a informação sobre os financiamentos, que antes se encontrava dispersa em dezenas de sites, pode ser acedida de forma rápida e simples, num só espaço. As entidades e empreendedores sociais que subscreveram e utilizam regularmente a GEOfundos recebem um email automático sempre que surge uma nova oportunidade de financiamento que é dirigida à sua organização ou projecto. Os actuais utilizadores GEOfundos já estão a ganhar tempo e a redefinir as suas estratégias de angariação de fundos e sustentabilidade.

Adicionalmente ao serviço de divulgação de Oportunidades de Financiamento, a GEOfundos disponibiliza dois serviços complementares, um Espaço de Aprendizagem e um Centro de Especialistas, cujo objectivo é reforçar competências e disponibilizar ferramentas necessárias para que as suas candidaturas sejam de sucesso.

[quote_center]A GEOfundos iniciou um ciclo de formação sobre “Como elaborar candidaturas de sucesso?”, dando resposta aos pedidos de capacitação para elaboração de candidaturas[/quote_center]

O impacto social gerado no primeiro ano de actividade foi bastante positivo. Hoje, podemos afirmar que a GEOfundos já permitiu à economia social captar mais de 3,6 milhões de euros. Graças às oportunidades divulgadas na plataforma, 63% dos subscritores realizaram candidaturas a fundos disponíveis; 76% do financiamento captado pelos subscritores foi identificado através do serviço de alertas da GEOfundos.

Desde o seu lançamento, a GEOfundos já publicou mais de 700 oportunidades de financiamento nacionais e internacionais oriundas de mais de 220 financiadores diferentes.

Das mais de 100 oportunidades divulgadas na plataforma que se encontram actualmente abertas destacamos as seguintes: a nível nacional, o programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social; os Prémios Gulbenkian; o Prémio Maria José Nogueira Pinto; e o Prémio REN. A nível internacional, a oportunidade da Misk Foundation, que financia iniciativas que permitam dotar os jovens das competências que precisam para ter sucesso na economia do conhecimento; e um financiamento do EEA Grants para promover a partilha de conhecimento, a partilha de boas práticas e a capacitação das organizações e sociedade civil.


Serviço customizado, capacitação e franchising social

Durante a primeira quinzena de Março esteve em vigor uma campanha de experimentação gratuita dos serviços customizados GEOfundos, a usufruir até ao final do mês. Esta campanha foi mais uma oportunidade de dar a conhecer todas as vantagens do serviço customizado GEOfundos. O balanço foi francamente positivo e, face ao sucesso e grande interesse que suscitou esta iniciativa, perspectivam-se iniciativas idênticas no decorrer deste ano.

Procurando dar resposta aos pedidos de capacitação para elaboração de candidaturas, a GEOfundos iniciou também um ciclo de sessões de formação sobre “Como elaborar candidaturas de sucesso?”. Estas acções de formação destinam-se a todos os profissionais e voluntários de organizações sociais e a empreendedores sociais que se iniciam na procura de financiamento e na elaboração de candidaturas às oportunidades de financiamento que encontram.

[quote_center]A campanha de experimentação gratuita dos serviços customizados GEOfundos deverá ser replicada no decorrer deste ano[/quote_center]

Pretende-se dotar os participantes dos conceitos básicos e boas práticas associadas à procura e candidatura a financiamentos. Nesse sentido, já chegámos a Santarém, Évora, Castelo Branco e Amarante, estando programadas para as próximas semanas Alvaiázere e Vila Nova de Gaia. Ainda, no primeiro semestre, chegaremos ao Porto, Vila Real, Tondela e Lousã. Durante 2018, é firme objectivo da GEOfundos percorrer o país com este ciclo de formação.

Paralelamente a estas iniciativas, no dia 14 de Março festejámos o lançamento da GEOfundos Itália. A ideia do franchising social da GEOfundos nasceu durante um evento na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde após a apresentação da plataforma, a Fondazione Cariplo, participante nesse evento, manifestou interesse em levar a GEOfundos até Itália. Em Itália, esta organização desafiou a Fondazione Triulza, sua parceira no projecto BEEurope – “Bet on European Energies”, para acolher enquanto franchisee a GEOfundos. A partir daí, foram estabelecidos os contactos para a formalização do franchising.

O objectivo do franchising GEOfundos é alargar o número de utilizadores da plataforma a outros países, promovendo um maior impacto social de forma sustentável. O conceito único da GEOfundos está a despertar interesse noutros países europeus, existindo já uma manifestação de interesse vinda de Espanha.