A solidariedade, a justiça, a honradez, o amor e a amizade tendem a decrescer quanto maior for o grau de instrução dos sujeitos em causa. A mesma correlação negativa é verificada ao nível dos rendimentos: aqueles que mais têm são também os que se revelam menos disponíveis, quer para ajudar os outros, quer para lutar por uma causa justa, como revela um estudo recentemente publicado
POR MÁRIA POMBO

Estas são algumas das conclusões de um estudo publicado pela Universidade Católica Portuguesa, que analisou a população portuguesa em 1999 e em 2009, num total de 2975 e 932 inquiridos, respectivamente, de forma aleatória. Este estudo foi realizado por Lourenço Xavier de Carvalho, no âmbito da sua tese de Doutoramento em Ciências da Educação, denominada Literacia Social – Os valores como fundamento de competência.

O estudo pretende, para além de ilustrar o cenário actual dos valores em Portugal – analisando as opções éticas da população, nomeadamente no que respeita a objectivos de vida, valores defendidos, opções de convivência social, participação cívica e relação com as instituições –, avaliar práticas educativas que incutam valores de cidadania nos campos pessoal, social e cívico.

E se algumas conclusões são interessantes, outras revelam-se preocupantes.

Verifica-se que há uma consciência de que a “a sociedade está a perder valores importantes”, com mais de 80% dos inquiridos a concordarem com esta afirmação, em 2009 (mais do dobro face a 1999). No entanto, não se trata essencialmente de os portugueses terem ou não perdido, de facto, valores importantes, mas da consciência que têm, agora muito mais forte que na década anterior, face a este tema. A única variável em que se verificam alterações é a idade, com os escalões em idade activa a liderarem a tabela, mas mesmo estas revelam-se pouco significativas para o estudo.

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Valores colectivos não se alteram facilmente ao longo do tempo         
Existem factores, como a conjugalidade e a sexualidade, sobre os quais não se verificam grandes mudanças de mentalidades ao longo da década em estudo. No entanto, verifica-se que, quer em 1999, quer em 2009, existem grandes discrepâncias entre variáveis de caracterização dos indivíduos, como o grau de escolaridade, por exemplo. Assim, deduz-se que os valores colectivos não se alteram facilmente ao longo do tempo, em conjunto com as mudanças sociais, mas que há factores, como a instrução, que demonstram potencial para, a longo prazo, produzirem esse efeito de mudança.

Contrariando aquilo que seria esperado, verifica-se, por outro lado, uma estabilidade (e até homogeneidade, em alguns casos) de posições éticas entre grupos aparentemente contrários, associados a determinadas ideologias (como casados pela igreja, pelo civil ou em união de facto). Um exemplo é a importância dada à fidelidade na relação sexual, e consequente reprovação de desvios deste comportamento, que em nada se altera pelo facto de os inquiridos serem crentes ou não. “Isto reforça a ideia de que, a par de uma possível inferior influência da igreja nas decisões morais dos indivíduos, há uma predominante presença de valores que aproximam as posições éticas dos inquiridos, nomeadamente no reconhecimento da existência de valores fundamentais para a sociedade e os quais se estão a perder”, conclui o autor.

No entanto, nota-se uma diferença de opiniões entre grupos com diversos níveis de rendimentos e de escolaridade, com os indivíduos mais pobres e menos instruídos a reprovarem mais as relações extraconjugais e com múltiplos parceiros, e os indivíduos do extremo oposto a serem mais tolerantes relativamente a este tema. Um dado interessante é sobre o tipo de casamento, com os inquiridos casados apenas pelo civil a serem mais permissivos no que respeita a relações extraconjugais do que os indivíduos que vivem em união de facto (aproximando-se estes das posições defendidas pelos indivíduos casados pela igreja, com 85% de reprovações). Entre os casados pela igreja verifica-se uma menor reprovação deste comportamento em 2009 do que aquela que se verificou em 1999. Entre homens e mulheres existe também uma enorme disparidade: comparativamente ao sexo feminino, sete vezes mais de inquiridos do sexo masculino aprovam as relações extraconjugais e o quádruplo “acha bem” ter vários parceiros.

A idade é outra variável que mais discrepâncias apresenta no estudo. Para ilustrar, os inquiridos com mais de 65 anos são os menos tolerantes quando questionados sobre a hipótese de serem vizinhos de homossexuais – contrariamente aos inquiridos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos – e os mais tolerantes no que diz respeito a serem vizinhos de pessoas mentalmente desequilibradas, por oposição aos inquiridos com 18 a 24 anos.

Estabilidade profissional prioritária entre os mais jovens
O casamento e a família estão também entre os factores que mais destaque merecem neste estudo e, mais uma vez, não se verificam alterações importantes entre os dois períodos analisados, mas sim entre as diversas variáveis. Apesar de em 2009 haver um número ligeiramente superior de inquiridos a concordarem com a frase “o casamento está ultrapassado”, verifica-se que não houve grandes alterações no que toca à noção que os portugueses têm do casamento.

De salientar que os inquiridos com maiores níveis de escolaridade tendem a dar mais crédito ao casamento, com apenas 25% de concordância com o facto de o casamento estar ultrapassado, e que os inquiridos com o 2º ciclo são os que mais se distanciam desta opinião, registando-se quase 50% de respostas concordantes com a afirmação. Por outro lado, este último grupo é o que mais reprova a opção dos casais de não terem filhos, e o que mais aprova que os casais aceitem os filhos “que calharem”. Por oposição, são os grupos mais instruídos os que mais aprovam a decisão de os casais planearem o número de filhos. Neste campo, verifica-se também uma importante influência da fé na determinação de posições éticas, com mais de metade dos praticantes (contra cerca de 35% de não praticantes) a reprovar a decisão de os casais não terem filhos.

A questão de os casais terem “apenas os filhos que podem educar” é consensual entre os inquiridos, nos anos analisados. Curioso é reparar nas divergências sobre a melhor altura para se ter filhos: os indivíduos com o 2º ciclo e com o secundário são os que mais aceitam a decisão de só se ter filhos quando “a carreira profissional está assegurada”, e os inquiridos com maior escolaridade (e que tendencialmente dão mais importância à carreira profissional) são os que menos aprovam esta decisão. Mas na prática, é o que acontece? Esta reprovação dever-se-á, por exemplo, ao facto de os inquiridos com mais escolaridade perceberem que, se esperarem pela satisfação profissional, ter filhos poderá tornar-se uma utopia?

A faixa etária entre os 18 e os 24 anos é aquela que mais aprova esta decisão, caindo abruptamente até aos 44 anos – idade a partir da qual se verificam algumas oscilações pouco significativas. No documento, o autor depreende que existe uma “maior pressão para uma estabilidade profissional antes da maternidade/paternidade” em faixas etárias mais jovens.

Mais educados, menos solidários
Em 1999, o inquérito fazia uma grande distinção entre o “eu” e o “outro”, da qual resultou uma notória diferença nas respostas entre um e o outro, permitindo concluir que, no primeiro caso, “mais do que uma visão dos objectivos realmente perseguidos pelos portugueses, talvez se recolheram os objectivos que, em consciência e na sua intimidade, os portugueses reconhecem como correctos e aspiracionais”. Desta forma, em 2009, o autor do estudo optou por reformular esta questão, tendo em conta os objectivos que os inquiridos consideravam prioritários para a maioria das pessoas que conheciam. O resultado foi que estes se aproximaram mais daqueles que dez anos antes os inquiridos consideraram relevantes para o “eu”, com “amar e ser amado”, “ser profissional competente”, “ser honrado”, “ajudar os outros” e “ter fé” a liderarem a tabela, e “ser famoso” a ficar no último lugar. Conclui-se, portanto, que os objectivos imateriais – honradez, competência, amor, solidariedade, amizade e justiça – prevalecem sobre os objectivos materiais – riqueza, influência, poder, fama e posição social.

Entre as diversas variáveis, importa referir que a competência, o amor, a solidariedade e a família apresentam uma correlação negativa com o grau de escolaridade, nível de rendimentos, idade e distanciamento de uma crença – ou seja, à medida que aumenta o grau académico, o nível de rendimentos, a idade e o distanciamento de uma crença, menos importantes estes valores se revelam para os respondentes.

O sentido de justiça distancia-se desta tendência nas variáveis “idade” e “rendimentos”, com um declínio da importância dada a este valor, entre os 15 e os 34 anos, voltando a subir à medida que a idade avança; os inquiridos com rendimentos entre os 500€ e os 750€ são os que mais valorizam a justiça, sendo esta gradualmente desvalorizada até ao grupo que aufere 4000€, a partir do qual volta a merecer valor por parte dos inquiridos.

A importância de ter fé ou de se acreditar em algo superior diminui à medida que aumenta o grau de escolaridade e ganha significado à medida que a idade dos inquiridos avança. A riqueza tem o seu pico de importância aos 18 anos, diminuindo progressivamente até aos 64 anos, idade a partir da qual diminui mais abruptamente; nos níveis de rendimento, a importância deste valor apresenta constantes oscilações, não permitindo ao certo perceber os grupos que mais a valorizam ou rejeitam.

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