POR CHERYL JACKSON
Basta lermos as notícias da actualidade para percebermos que estamos a viver uma crise de conexão. Num mundo onde, de forma crescente, as nossas diferenças tendem a alienar-nos uns dos outros, temos que encontrar a nossa humanidade comum. Acreditamos que a solução é a empatia. A empatia cria compreensão, vínculo e inclusão. E tudo isto é importante porque todos ansiamos por pertencer a algo, e aqueles que se sentem excluídos da sociedade muitas vezes acabam por retaliar com violência social ou doméstica.
A organização Roots of Empathy é uma resposta a esta crise. Começamos com as crianças. Estamos a transformar as gerações, nas escolas, de sala de aula a sala de aula. A nossa missão é construir sociedades civis solidárias e pacíficas através do desenvolvimento da empatia junto de crianças e adultos.
A inspiração

A empreendedora social, fundadora e presidente da Roots of Empathy, Mary Gordon, foi pioneira a reconhecer a ligação entre a falta de empatia e a agressão. Embora os neurocientistas, psicólogos e educadores acreditem, actualmente, que o bullying e outros tipos de violência podem ser reduzidos através do encorajamento da empatia em tenra idade, esta não era a realidade na altura em que Mary Gordon desenvolveu a Roots of Empathy.
Ao trabalhar como educadora e especialista em parentalidade, Mary Gordon aprendeu a importância da empatia para atenuar a violência doméstica e o abuso de menores. Este trabalho com as famílias permitiu-lhe ver que a ausência de empatia não era apenas um factor de agressão infantil mas um factor de violência, no geral. Ao quebrar os ciclos intergeracionais de violência e má parentalidade, e ao criar uma geração de crianças mais empáticas, Mary Gordon criou aquilo que é conhecido na área do empreendedorismo social como uma ideia de “mudança do sistema”.
Actualmente, a Roots of Empathy actua em 11 países a nível mundial – Irlanda, Irlanda do Norte, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Suíça, Alemanha, EUA, Nova Zelândia e Costa Rica, e em todas as províncias do Canadá.
O que é a empatia?
A empatia é a capacidade de compreender como outra pessoa se sente e de sentir do mesmo modo. Quando as crianças aprendem a ser empáticas, começam a ser menos agressivas, violentas e capazes de magoar os outros. Desafiam a crueldade e a injustiça, criando salas de aula mais empáticas e inclusivas. A empatia cria uma ligação entre os alunos, que será levada para todas as suas relações, ao longo da vida.
Como funciona o programa
A Roots of Empathy actua em escolas do ensino básico. No centro do programa estão um voluntário e um bebé, que vivem perto da escola e que, em conjunto com o instrutor da organização, visitam uma turma ao longo do ano lectivo. Utilizando técnicas adequadas à idade, o instrutor certificado da Roots of Empathy ajuda as crianças a identificar as emoções e as intenções do bebé. Neste tipo de ensino experimental, o bebé é o “professor” e catalisador. As crianças aprendem a observar a perspectiva do bebé e a sentir com ele. A literacia emocional desenvolve-se à medida que as crianças começam a identificar e rotular os sentimentos do bebé, a reflectir e a entender as suas emoções, e depois os sentimentos e emoções de outras pessoas. No fim do ano, este trabalho resulta no aumento do auto-controlo, da resiliência, do bem-estar e da empatia.
Porquê um bebé?
Acreditamos que a empatia é inata e floresce ou desaparece no primeiro ano de vida. É na criação de laços afectivos entre pais e filhos que a empatia se desenvolve. Este é o primeiro e o mais importante exemplo de empatia. Se esse laço for inadequado, a criança vai sofrer com a falta de empatia, a qual pode ser transmitida entre gerações. Todas as crianças na sala de aula têm a possibilidade de ver a relação entre um pai e um bebé a acontecer – como o bebé olha para o pai para se orientar, como o pai observa os seus sinais e responde de forma afectuosa –, e para as crianças que podem não ter tido uma relação de afecto segura, esta é uma oportunidade importante de desenvolverem a empatia, de verem com os próprios olhos como é o amor.
Investigação
A investigação é uma componente vital para o sucesso do programa. Desde 2000, a Roots of Empathy já foi avaliada em três continentes. Estes estudos concluem sempre que, com o programa, as crianças apresentam:
- Uma melhoria no comportamento “pro-social” (por exemplo, em termos de partilha, ajuda e inclusão)
- Uma diminuição de comportamentos agressivos
- Uma melhoria em termos de compreensão emocional e social
- Uma melhoria em termos de conhecimentos de parentalidade
O movimento
A Roots of Empaty cresce à medida que a necessidade do nosso programa se torna mais notória. O programa tem recebido variados prémios a nível global. Mais recentemente, foi escolhido como uma das mais inspiradoras inovações sociais do ano, pela HundrED, uma organização social finlandesa. O programa foi também reconhecido pela UpSocial em Atenas (Grécia) e em Lisboa, como uma das inovações mais bem classificadas para enfrentar o desafio das crianças em risco de exclusão social, através do projecto “Acelerar a mudança para a inclusão social”. A Roots of Empathy também foi finalista dos Klaus J. Jacobs Awards, da Fundação Jacobs, na categoria Melhores Práticas de organizações que actuam em prol das crianças.

Cheryl Jackson
Directora de Comunicação e Marketing da Roots of Empathy