O segredo do sucesso de uma efectiva conciliação entre a família e o trabalho pode muito bem ser, simplesmente, a “partilha de responsabilidades”
POR SÓNIA BEXIGA/OJE

Quem o defende é Assunção Cristas, presidente do CDS-PP e deputada na Assembleia da República, a última convidada, antes do período de férias, do ciclo de conferências e reflexões promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.

Para Assunção Cristas é possível alcançar esta conciliação se foram estabelecidas algumas regras de forma a agilizar e melhor organizar processos e rotinas diárias. Pensando numa qualquer família mas partindo do exemplo da sua, Assunção Cristas realçou a importância de “assumir, humildemente, as nossas limitações e incapacidade de estar em dois locais ao mesmo tempo” e saber pedir ajuda e apoio. Na família, é, no seu caso, contando desde logo “com um bom marido” e restante estrutura familiar, com quem partilha os compromissos; e no trabalho, passará sempre, na sua perspectiva, por “saber dividir, delegar, trabalhar em equipa e confiar genuinamente nas pessoas, acreditando na sua capacidade de concretizar. “Pedir trabalho, dando liberdade para o fazer”, reforçou.

O último dos “segredos” passa pela gestão do tempo. Ou seja, conseguir organizar a agenda profissional, gerindo o tempo “de forma a não prejudicar a família, hoje e sempre a minha prioridade”.

Publicado originalmente no Jornal OJE a 24 de Junho de 2016