Na primeira entrevista como presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), que o VER republica nesta edição, António Pinto Leite usa um discurso disruptivo. Numa linguagem pouco habitual nos líderes empresariais, o advogado explica como os princípios cristãos trazem maior competitividade às empresas
POR BRUNO PROENÇA

Qual a diferença na abordagem à crise entre um empresário cristão e outros empresários ou gestores?
No último Censos, 90% dos portugueses revelam que são católicos. Assim, nove em cada dez gestores devem ser cristãos. Nesta perspectiva, os valores da Doutrina Social da Igreja são entendidos e desejados pela maioria dos que dirigem as empresas ou são donos dos negócios. A proposta da ACEGE passa por adoptar o amor ao próximo como critério de gestão empresarial. Pode parecer místico ou ingénuo, mas é um critério de grande solidez operacional e pragmático porque significa tratar os outros como gostaríamos de ser tratados se estivéssemos no lugar deles.

[pull_quote_center]“O amor ao próximo é um critério de grande solidez operacional. Aplicando-o na gestão empresarial, Portugal seria um país mais rico”[/pull_quote_center]

Concretamente, a que é corresponde em termos operacionais?
Relativamente aos colaboradores, usar o despedimento apenas como último recurso e pagar o salário mínimo mais elevado possível, de forma a retirar da pobreza todos os que integram a comunidade empresarial. Ainda em relação aos trabalhadores, fazer o diagnóstico social interno para conhecer as situações familiares dos colaboradores mais carenciados. É uma espécie de sonda confidencial que permite acompanhar essas situações. Há situações de pessoas que ganham acima do limiar da pobreza, mas que enfrentam situações de disrupção familiar graves.

Que outros exemplos concretos pode dar da aplicação do princípio do amor ao próximo na gestão?
Relativamente aos fornecedores, o pagamento pontual é o mínimo ético empresarial de forma a evitar constrangimentos de liquidez nas outras empresas, nomeadamente nas mais pequenas. Quem entra numa gestão de tesouraria em que atrasa sistematicamente os pagamentos está a contribuir para uma cadeia de sinistralidade empresarial, que leva ao desemprego. Assim, a ACEGE recomenda energicamente que se pague a tempo e horas. Não vale a pena ter políticas de Responsabilidade Social muito cheias de marketing – como limpar jardins ou pintar paredes de IPSS – se depois não se paga a horas.

E os concorrentes?
Os concorrentes também são contemplados no princípio do amor ao próximo. Devem merecer o respeito que nós esperamos que tenham por nós. Nesse aspecto, é uma recomendação viva da ACEGE que todos paguemos os impostos, que temos consciência que são desproporcionados, mas que são essenciais. Até porque, se não forem pagos, são um factor de deslealdade na relação entre as empresas.

[pull_quote_center]“O que está em causa é dirigirmo-nos à consciência dos líderes empresariais. Não é marketing”[/pull_quote_center]

Mas a diferença na gestão dos empresários cristãos está apenas na abordagem aos problemas ou pretende ser mais profunda e conceptual?
O que está em causa é dirigirmo-nos à consciência dos líderes empresariais. Não é marketing. O amor pode ser uma técnica de gestão estudada nas universidades. O critério de tratarmos os outros como gostamos de ser tratados é extremamente operacional. Olhando o mercado e as empresas, bem como a sua sustentabilidade e a da economia onde está inserida, à luz deste critério, todos podemos ser mais ricos. Aplicando este critério na gestão empresarial, Portugal seria um país mais rico.

Critérios de gestão cristãos fazem as pessoas felizes e pessoas felizes fazem organizações competitivas. É este conjunto que faz uma sociedade. O conceito é inovador e é o óbvio. Se nove em cada dez gestores são católicos, no centro da sua ética tem de estar o amor ao próximo.

O seu discurso é diferente do que é habitual na Igreja, no qual há um aparente divórcio entre os valores cristãos e a produção de riqueza
A Igreja fala muito em distribuição, mas pouco em produção de riqueza. O Papa Bento XVI penaliza, e bem, a obsessão pelo lucro. Veja o chorrilho de asneiras e de riscos em que o mundo entrou devido a essa obsessão. Uma sociedade é mais rica se o for a longo prazo. O despique trimestral da economia de elite trouxe-nos a uma situação de empobrecimento que não fez sentido.

[pull_quote_center]“Quem atrasa sistematicamente os pagamentos está a contribuir para uma cadeia de sinistralidade empresarial, que leva ao desemprego”[/pull_quote_center]

Não sente que está a pregar no deserto, tendo em conta as práticas das empresas portuguesas?
Não tenho dúvidas de que, para passar esta mensagem, a comunidade empresarial tem de perceber o resultado pragmático. Cristo seria o melhor ‘coacher’ do empresário, mas não podia ser ele a tomar as decisões finais porque haveria muitas que não seriam efectivadas. Mas o ‘coaching’ deste pensamento é para os associados da ACEGE, que já são mais de 1200, e visa uma forma de descobrir métodos mais eficientes. É interessante verificar quem são os membros da ACEGE e a saúde das organizações que dirigem em termos de sustentabilidade e de solidez dentro da comunidade empresarial. Os valores cristãos podem ser extremamente lucrativos.

Artigo originalmente publicado no Diário Económico em Novembro de 2011