Na sociedade atual, sabemos que aquilo que é permanente é, precisamente, a mudança. Assim, será exigido às empresas e gestores que consigam ter a capacidade de adaptação, revisão e inovação do funcionamento de modelos de negócio e cadeias de valor. Tal será fundamental para garantir a sua transformação no sentido de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente mais equilibrada. E foi para dar resposta a esta necessidade que a Católica-Lisbon e o BCSD Portugal criaram o curso “Future Leaders”
POR TIAGO CARRILHO

A liderança é um tema que terá sempre ligação com o passado, presente e futuro, porque a nossa vivência coletiva e em sociedade abre espaço para a existência de líderes que influenciam os nossos comportamentos, pensamentos e opiniões. Do ponto de vista organizacional, liderança e gestão têm papéis distintos, mas complementares. Na generalidade, existe um consenso que um bom desempenho organizacional depende precisamente do bom equilíbrio entre estas duas competências. No século XXI, as organizações bem-sucedidas serão aquelas que terão líderes não apenas no topo, mas em vários quadrantes da empresa, garantindo assim capacidade de lidar com ambientes rápidos e competitivos.

O meio corporativo necessita, hoje, de incluir na sua atividade e modelos de negócio uma visão holística da sustentabilidade, que promova a criação de valor através de negócios responsáveis, ou seja, que tenham a sua base nos pilares ambiental, social, económico e governance (ESG). Para alavancar esta transformação são necessários jovens líderes que consigam influenciar e gerir as empresas de forma responsável.

Esta transição exigirá que sejam adquiridas competências de liderança, tais como a capacidade de definir e construir uma visão e cultura empresarial, inspirar para a mudança e melhoria contínua, assegurar a concretização da missão e objetivos da organização e, acima de tudo, um alinhamento com todos os stakeholders à volta de um propósito.

Na sociedade atual, sabemos que aquilo que é permanente é, precisamente, a mudança. Assim, será exigido às empresas e gestores que consigam ter a capacidade de adaptação, revisão e inovação do funcionamento de modelos de negócio e cadeias de valor. Tal será fundamental para garantir a sua transformação no sentido de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente mais equilibrada. Seguramente que esta capacidade só será adquirida se os líderes das empresas estiverem despertos para articular uma liderança capaz de incutir pensamento de mudança, propósito e uma gestão focada em atingir objetivos, que crie, simultaneamente, valor para as empresas, para a sociedade e ambiente.

Para dar resposta a esta necessidade, a Católica-Lisbon e o BCSD Portugal criaram o curso “Future Leaders”, um programa que visa dotar os seus participantes de uma formação holística nas áreas de sustentabilidade, estratégia e inovação de modo a preparar atuais gestores para serem líderes empresariais.

O programa foi construído com base em necessidades do mercado, de forma a explorar a temática da sustentabilidade nas vertentes ambiental, social e económica. O objetivo será perceber como trabalhar, à luz da realidade empresarial, estes problemas, desenvolvendo ações concretas de gestão.

O Programa está dividido em cinco blocos, que vão desde a imersão inicial até ao bootcamp final, passando pelas problemáticas e tendências atuais, grandes questões da sustentabilidade e a liderança para a resolução dos desafios do planeta. O curso permitirá aos participantes adquirir um enorme lote de competências, através dos vários módulos lecionados, que vão da transformação digital ao investimento sustentável, cadeia de valor, design thinking, liderança e decisões de negócio, inovação social, marketing sustentável, report e medição de impacto, entre outros.

Todos os módulos terão como cenário as várias dimensões da sustentabilidade, numa lógica da criação de negócios responsáveis e que promovam o desenvolvimento sustentável. Para além da transmissão de conhecimento, este curso contará também com algumas experiências imersivas e um momento final de trabalho para sedimentar a aquisição de competências. “Future Leaders” conta ainda com um corpo docente de excelência que alia o state-of-the-art da investigação académica à vasta experiência prática no mundo dos negócios.

Num mundo cada vez mais volátil, a aprendizagem constante e a liderança são dois fatores fundamentais, tanto para o sucesso individual, como organizacional. Este curso pretende garantir uma base para todos aqueles que estão à procura de adquirir conhecimentos e competências para fazer a diferença, tornando os negócios mais responsáveis e sustentáveis, com um impacto positivo na sociedade e no planeta. Geralmente, aqueles que estão mais confortáveis com a mudança são os que têm um sentimento de missão, de fazer aquilo que está certo para eles próprios, para as suas famílias e para as suas organizações. É, precisamente, este propósito que motiva e inspira a transformação rumo à sustentabilidade. Como escreveu, H. Fayol, em 1916, no General and Industrial Management, líder é alguém que deve “possuir e incutir nos outros a coragem necessária para aceitar responsabilidade”.

Temos um longo caminho pela frente, mas o Future Leaders ajudará, certamente, a preparar os jovens gestores na construção de um mundo mais sustentável para as empresas, sociedade e planeta. O curso arranca em dezembro de 2022 e as inscrições poderão ser feitas aqui.

Para saber mais, veja o vídeo

Tiago Carrilho
Head of Sustainability Training, BCSD Portugal

Licenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da UL e pós-graduado em Educação e Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Juntou-se ao BCSD Portugal porque acredita que a formação para a sustentabilidade tem o poder de tornar este mundo melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here