A Ideias e Desafios comemora o seu 10º aniversário. Mas será que serão 10 anos de sucesso? A razão que me leva a refletir sobre isto prende-se precisamente com o momento que estamos a atravessar em Portugal, no qual “reinvenção” poderá ser a palavra-chave
POR JOSÉ DE ALMEIDA

Claro que os 10 anos foram de sucessos, mas também de insucessos, de tentativas e erros e acima de tudo de muita adaptação e evolução permanentes.

Muitas das empresas em Portugal estão a passar precisamente por um momento onde a sua palavra de ordem tem de ser “Reinvenção”. Sabemos que aquilo que os trouxe até aqui, estratégias, formas de actuar a nível comercial, de liderança, etc., não será com certeza o que os irá funcionar nos próximos anos.

A Ideias e Desafios nasceu precisamente de um processo de reinvenção pessoal, após cair numa situação de desemprego em 2002. Na época, a área das tecnologias de informação na qual estava inserido atravessava uma crise bastante grande, o que me impedia a reentrada no mercado de trabalho como director geral de qualquer outra empresa.

Como as estratégias que me tinham granjeado sucesso antes não me iriam auxiliar, parei para pensar onde é que estavam as minhas maiores qualidades como profissional, onde é que eu era melhor do que os outros e pensando fora da caixa, em que outros mercados ou áreas de negócio é que poderia fazer a diferença.

Após um período de reflexão, e após perceber que era muito bom a dar formação, a comunicar e a vender, decidi juntar as três componentes e montar o projecto da Ideias e Desafios.

Este “roadmap” é, hoje em dia, fundamental para as empresas que estão a enfrentar a crise, de forma bastante dura. É necessário parar para avaliar estas componentes e reinventar as empresas, muitas vezes com estratégias “fora da caixa” ou se quiserem “sem caixa” mesmo.

Foi a pensar em tudo isto, que este ano o 5º Congresso Nacional de Motivação e Desempenho Comercial tem como palavras-chave “Reinvente a sua Empresa”.

O que vamos levar até aos participantes são estratégias que lhes irão permitir reinventar as suas empresas, nas áreas de Motivação, Liderança, Comunicação e Vendas.

Como novidade, este ano cada intervenção será também acompanhada por um caso prático apresentado por uma empresa nossa cliente. Estarão presentes este anos como oradores, Rui Alves, CEO da InvoiceXpress, Ana Barata, Directora de Recursos Humanos e Comunicação da AR Telecom e João Falcato, Director de Recursos Humanos do Transporte Aéreo da TAP e Portugália.

Inserimos os casos práticos no Congresso, pois acreditamos ser importante para as pessoas, mais do que ouvirem falar do sucesso e de como lá chegar, verem casos de sucesso. No fundo, a concretização palpável da mensagem que queremos transmitir.

José De Almeida

Partner da Ideias & Desafios