Especiais

Demografia

O prolongado ciclo de envelhecimento em Portugal, com as crescentes quebras na natalidade a ameaçar um Inverno demográfico cada vez mais severo, poderá encontrar em 2016 o início da tão necessária renovação das gerações. Ao nascimento de mais bebés juntam-se as iniciativas políticas e de cidadania para promover esta reviravolta, a qual diz também (e muito) respeito às empresas

Ver +

PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social

Privilegiar o cruzamento entre a dimensão artística e social, apostando no risco e na experimentação, é o principal objectivo do PARTIS, um projecto do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano. Acreditar que a arte é uma linguagem comum que liga pessoas muito diferentes não foi só uma ousadia. Como se pode comprovar nos artigos que se seguem.

Ver +

A Desunião Europeia e os refugiados

O desespero dos que esperam ser acolhidos e a incapacidade dos que têm de encontrar soluções para os acolher agudiza a cada dia o sofrimento dos protagonistas desta crise humanitária. O VER não podia deixar de se aliar a todos os que pretendem manter viva a esperança de que a Europa encontre um caminho para a integração dos que fogem do terror e procuram a dignidade.

Ver +

Ano Europeu para o Desenvolvimento

A transição dos não alcançados ODM para a nova Agenda Pós-2015 torna o consagrado Ano Europeu para o Desenvolvimento numa data chave para responsabilizar países desenvolvidos e em desenvolvimento a enfrentarem, em conjunto, os actuais desafios económicos, sociais, políticos e demográficos

Ver +

Uma cultura de gestão e liderança à luz do amor ao próximo

A ACEGE dedicou o seu 6º Congresso Nacional aos desafios de uma nova cultura de gestão e liderança empresarial assente em valores humanos, e que reafirma que os negócios são feitos por pessoas e para as pessoas. Num Encontro feito de testemunhos directos, especialistas dos meios académico e empresarial e representantes da Igreja levaram o debate sobre o valor partilhado da utopia à prática.

Ver +

Criação de Valor Partilhado

O modelo de Criação de Valor Partilhado (CVP), teorizado por Michael Porter e Mark Kramer, tem merecido os aplausos de uns, e muitas reservas de outros. Neste dossier especial, o VER analisa as estratégias que têm vindo a ser implementadas pelas grandes empresas e o que está a falhar neste modelo de gestão. E demonstra como a educação global representa uma gigantesca oportunidade para se criar e partilhar um verdadeiro valor

Ver +

A Vocação do Líder Empresarial

Publicado pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz, o documento “A Vocação do Líder Empresarial” visa equilibrar os requisitos do mundo dos negócios com os princípios ético-sociais, à luz do Evangelho. Apresentado, a convite da ACEGE, pelo Cardeal Peter Turkson, este “manual” para gestores elege a “liderança de serviço” como o caminho a seguir na economia global.

Ver +

Revolução Social

Somos números ou estatísticas e esquecemo-nos da nossa própria humanidade. Todavia e por muito desencantada que esteja a família humana, o VER dedica este especial a todos os resistentes que continuam a dar pequenos passos para o mundo, mas grandes passos para a tão necessária “humanidade”. E dá as boas-vindas ao Índice de Progresso Social, que poderá vir a destronar o velho PIB.

Ver +

O Trabalho e o Emprego em Portugal

A conferência “O Trabalho e o Emprego em Portugal” reuniu um painel diversificado de oradores que debateu o flagelo do desemprego – jovem e de longa duração -, e traçou o complexo retrato demográfico do País. A reflexão promovida pela ACEGE comprovou que apesar da crueldade das estatísticas, é possível inverter esta realidade, traduzindo-a na riqueza de um bem que é comum.

Ver +

Liderar com Responsabilidade

A conferência “Pagar a Horas: Fazer Crescer Portugal”, promovida pela ACEGE, reuniu os parceiros da iniciativa Compromisso Pagamento Pontual, reforçado por uma nova Tomada de Posição. A relevância deste compromisso para a competitividade das empresas foi objecto de profundo debate por parte de gestores, académicos e representantes de associações empresariais e entidades públicas.

Ver +

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Década para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014, proclamada pela ONU, esteve em debate em Lisboa, numa conferência internacional promovida pela The Learning Teacher Network. O VER reúne, neste especial, alguns capítulos da história da educação global até ao presente, em conjunto com a visão para o futuro de alguns dos seus maiores precursores.

Ver +

Empreendedorismo

Talvez tão antiga quanto a história da humanidade, é também a do empreendedorismo, se o entendermos como a capacidade e vontade de resolução de problemas, de correr riscos e vislumbrar oportunidades. Esta “febre” que parece estar a contagiar não só os portugueses, mas gente com ideias em todo o mundo, é o mote para um conjunto de artigos que celebram esta revolução económica e cultural.

Ver +

Corrupção

Como uma enorme teia, o fenómeno da corrupção é universal, epidémico, corrosivo e tóxico. Tendo como mote a implementação de valores anticorrupção nos currículos académicos dos futuros líderes, o VER dedica este especial aos educadores, aos resistentes, aos activistas, aos cidadãos no geral e, em particular, aos líderes empresariais que mantêm a sua mente, bem como as suas mãos, limpas.

Ver +

África

O continente africano tem vindo a ganhar novas cores, ambições e sonhos. Mas, se a sua performance económica soma elogios e abre o apetite a investidores estrangeiros que salivam pelas suas riquezas, a verdade é que se este crescimento não for investido em capital humano e na diversificação das suas economias, a grande oportunidade poderá ser perdida.

Ver +

Por uma cultura de pagamentos pontuais

Explicitar os esforços de promoção de uma cultura de pagamentos pontuais e alertar para os prejuízos nefastos, ou mesmo fatais, para as PME, quando estes não são acautelados, têm sido batalhas travadas pela ACEGE, através da sua iniciativa Compromisso Pagamento Pontual, lançada no âmbito do programa AconteSER. O enquadramento legal das novas medidas é o mote para este Especial.

Ver +

Conciliação Família/Trabalho

Não existe fórmula mágica para conciliar vida profissional com vida pessoal e familiar, mas é possível um equilíbrio. O VER reúne vários artigos que exploram não só as diferentes temáticas inerentes a este desafio, como as estratégias familiarmente responsáveis que as empresas estão a implementar para a criação de uma nova cultura de trabalho que permita harmonizar estas diferentes esferas.

Ver +

Bento XVI

No dia em que Bento XVI deixou a Cátedra de Pedro, a Associação Cristã de Empresários e Gestores – e no seguimento de um almoço-debate no qual afirmou publicamente a gratidão ao Papa agora cessante -, pediu a algumas personalidades que escrevessem sobre a importância do Pontificado de Bento XVI, em conjunto com a memória que deixará na História da Igreja e dos Homens.

Ver +

Ambiente

Existe uma outra crise, com contornos muito mais complexos e duradouros do que a económica e financeira, sem que, no entanto, se unam os esforços necessários e urgentes para a travar. Sim, estamos a falar da crise ambiental, tema desta newsletter especial, feita em parceria com o GRACE a propósito do livro “Economia Verde 2020 – Desafios e Oportunidades para as Empresas”.

Ver +

Os Líderes e a Crise

O VER reúne a opinião de um painel de líderes empresariais e do Terceiro Sector sobre o papel que devem desempenhar na actual conjuntura de crise socioeconómica. Pela voz dos seus dirigentes, empresas e organizações unem-se neste Especial, dedicado aos grandes desafios e oportunidades actuais, a respeito da urgência de construir uma mudança de atitude colectiva.

.

Ver +

VER 5 anos

Cinco anos passados sobre o lançamento do VER, urge avaliar o passado mas com os olhos postos no futuro. Foi desta forma que assinalámos este aniversário, convidando os principais parceiros – que passaram a fazer parte integrante de um projecto que se quer de todos – para que, em conjunto, pudéssemos traçar as linhas mestras para tempos vindouros.

Ver +

Amor ao próximo como critério de gestão

Neste Especial, que o VER dedica, na íntegra, à cobertura do 5º Congresso Nacional da ACEGE, o leitor acreditará que, enquanto valor ou conceito, mesmo que invisível e imensurável, o amor ao próximo pode existir e tornar menos pesados os inúmeros desafios organizacionais que todos vivemos. Confrontar a liderança empresarial com esta possibilidade é o desafio.

Ver +

2011: Ano Europeu do Voluntariado

O Ano Europeu do Voluntariado desafiou os 27 Estados-membros a desenvolver uma cidadania activa para, na difícil conjuntura do velho continente, promover a coesão social. Portugal, considerado como um “case study” europeu, apostou no contributo das empresas para preencher o ano com diversas acções de proximidade. O VER foi media partner da iniciativa e acompanhou as suas melhores acções.

Ver +

Pessoas muito especiais

Constituem uma das mais representativas minorias de todo o mundo, mas isso não significa que o devido valor lhes seja dado. Os anos passam, mas pouco ou nada muda no panorama desta realidade verdadeiramente “incómoda”. Este especial é dedicado a alguns projectos e pessoas excepcionais que realmente fazem a diferença no mundo daqueles que são apelidados como “diferentes”.

Ver +

Caritas In Veritate

A economia precisa de ética para funcionar correctamente. Não de uma ética qualquer, mas de uma que seja centrada nas pessoas e não obcecadamente orientada pelo lucro. Assim defendeu Bento XVI quando lançou esta encíclica, dedicando-a a “todos os homens e mulheres de boa vontade”, e que viria a ser considerada por muitos como a mais concisa e clara resposta à crise.

Ver +

Economia comportamental

A utilização de factores sociais, cognitivos e emocionais na compreensão das decisões económicas tem vindo a ganhar relevância nos estudos económicos que, outrora, primavam pelos números. Actualmente, a economia passa a ter uma “face” mais humana pois, na verdade, para além de seres humanos, também somos seres económicos.

Ver +

Responsabilidade

Portugal, ano de 2008. Embora com ritmos e velocidades ainda muito díspares, a RSE atingiu já um certo nível de maturidade. O VER preparou um dossier que pretende proporcionar aos “principiantes” um conjunto de informação sistematizada, com vista à implementação de estratégias socialmente responsáveis. Para que futuramente se possa olhar para trás e, idealmente, enumerar as evoluções das mesmas.

Ver +

Ética

Nem sempre é fácil definir e aplicar os variados conceitos inerentes a uma disciplina com raízes filosóficas, morais e individuais e transpô-los para cenários nos quais, todos os dias, os seus actores enfrentam dilemas, culturas instaladas e valores em conflito. O VER elegeu a ética como tema de abertura de um conjunto de dossiers que, futuramente, pretende desenvolver.

Ver +