Ao incentivarmos a adopção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por crianças e jovens, é essencial que o façamos promovendo também a sua utilização ética, responsável e segura. Só desta forma conseguiremos minimizar os riscos a que a utilização das TIC os pode expor, para que assim possam maximizar os benefícios que estas têm para lhes oferecer
POR TITO DE MORAIS*

No pressuposto acima enunciado, é assim essencial conhecermos não só os benefícios que podem resultar dessa utilização por crianças e jovens, mas também os riscos a que podem estar expostos online. De igual modo, é importante conhecermos os erros mais comuns cometidos por pais e professores ao tentarem minimizar esses riscos, e de que soluções realmente dispomos para promover uma utilização ética, responsável e segura das TIC por crianças e jovens. Para que possam minimizar os riscos e maximizar os benefícios que as TIC têm para lhes oferecer.

Benefícios

[pull_quote_left]A Internet é hoje uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de crianças e jovens[/pull_quote_left]

A Internet disponibiliza a todos os seus utilizadores um vasto conjunto de recursos no domínio da informação, comunicação, comércio, educação, lazer e entretenimento. Estes recursos, em permanente crescimento e actualização, podem, por sua vez, contribuir de uma forma decisiva para a formação, educação e desenvolvimento de crianças e jovens. Daí que os computadores e a Internet sejam hoje considerados uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de crianças e jovens e um instrumento decisivo para a sua competitividade, actual e futura.

Riscos

No entanto, um pouco como tudo na vida, a Internet é uma moeda de duas faces. E se os aspectos positivos resultantes da sua utilização são inegáveis, o mesmo acontece com os aspectos negativos. Assim, as preocupações com os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens são bem reais e constituem o que denominei como os 5 Cs:

  • Conteúdos inapropriados;
  • Contactos potenciais;
  • Práticas Comerciais e publicitárias não-éticas;
  • Comportamentos/Condutas Online;
  • Copyright (Direitos de Autor).

Erros Mais Comuns

[pull_quote_right]Estamos a lançar o primeiro curso online do Projecto MiudosSegurosNa.Net[/pull_quote_right]

Por outro lado, o feedback que tenho obtido da parte de crianças, jovens, pais e professores, desde que iniciei o projecto MiudosSegurosNa.Net em 2003, seja sob a forma de mensagens de correio electrónico, ou de contactos directos em palestras, seminários, conferências, ateliers e workshops nos quais tenho participado como orador ou formador, permitiu-me identificar o princípio que está na origem dos erros mais comuns que os adultos cometem ao tentar promover a segurança online de crianças e jovens: o “Martelo de Maslow”, isto é, “se tudo o que tens é um martelo, tudo te parece um prego”.

Soluções

A este nível, defendo que uma estratégia de segurança infantil ou juvenil no domínio das TIC é como uma cadeira. Isto é, deve ter quatro pernas. Se tiver três, é um banco. Dá para nos sentarmos, mas quanto mais jovem for a criança, menos segura se torna. Com menos de três pernas, dificilmente se aguenta de pé. Na segurança de crianças e jovens na Internet, as quatro pernas da cadeira correspondem a quatro pilares que equivalem à adopção de quatro tipo de abordagens:

  • Abordagem Legal ou Regulamentar;
  • Abordagem Parental;
  • Abordagem Educacional;
  • Abordagem Tecnológica.

Através do projecto MiudosSegurosNa.Net ajudo famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. Para isso, disponibilizo centenas de artigos sobre este tema a partir do site. A este recurso acresce o blogue onde abordo igualmente o tema, uma newsletter que conta já com cerca de 13 mil assinantes, a quem é enviada por correio electrónico e a página de Facebook – que conta com mais de 23 mil fãs. Por fim, a convite de entidades diversas – escolas, associações de pais, sindicatos e associações de professores, bibliotecas públicas, espaços Internet, municípios, juntas de freguesia, organizações não-governamentais e empresas, participo habitualmente como orador e formador em acções de sensibilização e formação – que têm lugar de Norte a Sul do continente e ilhas – destinadas a crianças do 1º ao 3º ciclo de ensino, jovens do ensino secundário, técnico-profissional e universitário, assim como pais, professores e adultos em geral.

Através destes recursos e acções, o Projecto MiudosSegurosNa.Net procura ajudar a minimizar os riscos a que crianças e jovens podem estar expostos online, para que assim possam maximizar os benefícios que as TIC inegavelmente têm para lhes oferecer.

Actualmente estamos a lançar o primeiro curso online do Projecto MiudosSegurosNa.Net.

Mais informações sobre o curso “MiudosSegurosNa.Net: Iniciação

*O MiudosSegurosNa.Net é um projecto que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. Aceda a centenas de artigos sobre este tema.

Co-fundador do projeto “Agarrados à Net”. Membro fundador e membro da direção da AjudAjudar - Associação para a Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens, membro da Rede Esse Mundo Digital, Membro Consultor da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB Campinas e do Conselho Consultivo do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana. É coautor do livro "Cyberbullying - Um Guia Para Pais e Educadores", autor de inúmeros artigos sobre uso excessivo das tecnologias por crianças e jovens, foi ainda co-autor de um capítulo do livro “Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes - Fatores de risco, avaliação e tratamento”.