RTP Online
Comissão propõe juntar Alfredo da Costa, D.Estefânia e Neonatologia da Magalhães Coutinho - País - N
17-06-2012

Comissão propõe juntar Alfredo da Costa, D.Estefânia e Neonatologia da Magalhães Coutinho - País - N A proposta é conhecida precisamente na semana em que o Governo deu como certo o encerramento da maternidade Alfredo da Costa até final do ano e a transferência das equipas para o Hospital D. Estefânia. Na proposta da Carta Hospitalar Materna, da Criança e do Adolescente, a que a agência Lusa teve acesso, a comissão, liderada pelo pediatra Bilhota Xavier, sugere igualmente a integração das maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos (ambas em Coimbra) num único Departamento/Serviço de Ginecologia-Obstetrícia e Serviço de Neonatologia. A Comissão justifica estas sugestões com a necessidade concentrar recursos humanos, saberes e meios técnicos. Para permitir a readaptação e reformulação da rede resultante da reclassificação dos hospitais "sem grande sobressaltos" e a consolidação de "uma cultura de transferência in-útero", a comissão propõe igualmente que os Hospitais de Apoio Perinatal Diferenciado atualmente existentes passem a Hospitais de Apoio Perinatal progressivamente. Assim, sugere que na Região Norte em 2013 passem a cinco e em 2014 a três os hospitais diferenciados e que a Região de Lisboa e Vale do Tejo passe a ter em 2013 quatro e em 2014 três unidades do mesmo género. Propõe ainda que, na Região Alentejo, Évora passe a Hospital de Apoio Perinatal já no próximo ano "A escolha dos hospitais a priorizar será feita pelas respetivas Administrações Regionais de Saúde", aconselha. Segundo a proposta da comissão, os Hospitais de Apoio Perinatal Diferenciado deverão ter Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, bem como Serviço de Neonatologia com Unidade de Cuidados Intensivos, além de assegurarem os mesmos cuidados dos Hospitais de Apoio Perinatal para a sua área de influência direta. Os Hospitais de Apoio Perinatal deverão ter Serviços de Obstetrícia e de Ginecologia, com possibilidade de acesso a Unidade de Cuidados Intensivos de Adultos, bem como Serviço de Pediatria/Neonatologia. A comissão recomenda igualmente que os Blocos de Partos e as unidades de cuidados especiais de neonatologia existentes em centros hospitalares "devem ficar localizados no mesmo hospital onde estiver sediado o Serviço de Pediatria".

VER© 2010 - Todos os direitos reservados.
Newsletter
Clipping
Receba os artigos, entrevistas e opiniões semanalmente publicados no portal VER
Email:
Parceiros VER
Parceiros VER
Parceiros VER
Mapa do Site
O registo e o uso deste portal implicam a aceitação dos Termos de Utilização do Portal VER (revistos em Novembro de 2007), bem como a sua Política de Privacidade. Portal VER © 2010.
Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo deste site não pode ser replicado, copiado, distribuído ou transmitido sem autorização escrita prévia.
Todos os conteúdos relativos aos parceiros deste site são da inteira responsabilidade dos mesmos.
Os artigos de opinião publicados no Portal são da inteira responsabilidade dos seus autores.